Gás

A cadeia produtiva do gás se inicia com a realização de estudos e análises dos solos para a identificação de possíveis poços. Sendo encontrada uma possibilidade é iniciada a perfuração do poço. Na figura abaixo se observa os elos que a compõem: prospecção, perfuração e exploração, armazenagem, refino, distribuição, projeto, execução. Em cada um destes elos existem empresas que atuam no fornecimento de produtos e serviços demandados. Estão representadas a cadeia principal que está relacionado diretamente à produção do gás e a cadeia secundária que dá suporte a primeira. A figura ilustra a cadeia do gás regionalizada, identificando os elos e a seqüência dos mesmos.

A indústria do petróleo e gás está subdividida em dois segmentos principais:

a) O upstream, onde estão relacionadas às atividades de exploração, desenvolvimento e produção de hidrocarbonetos. Os macro-processos relacionados a este segmento da cadeia produtiva podem ser assim reconhecidos: exploração, reservas e reservatórios e por fim produção. Estas atividades podem ser realizadas off-shore e on-shore (CARDOSO, 2004).

b) O downstream, por sua vez, realiza-se a partir da transferência do produto gerado no upstream para as refinarias e demais sub-setores. As atividades de downstream encontram-se representadas por uma grande diversidade de abordagem. Destacam-se as seguintes atividades e produtos desenvolvidos no segmento de downstream: Refino; Asfalto; Combustível; Inspeção de Equipamentos; Instrumentação e Controle; Laboratórios; Logística de Abastecimento de Combustível; Lubrificantes e Lubrificações; Petroquímica; Segurança, Saúde e Meio Ambiente; Transporte e outros.

Para a produção, transporte e consumo do gás, faz-se necessário uma série de atividades que formam uma cadeia produtiva, envolvendo diversos setores da economia nacional e local.

Cada caixa de texto representa um elo, um elo é o conjunto de atividades que se relacionam e compõem uma parte significativa da cadeia.