Metal-Mecânico

“O chamado complexo metal-mecânico constitui um conjunto extremamente amplo e diversificado de setores de atividades econômicas, cuja característica comum consiste no fato de que os bens e serviços por eles produzidos consubstanciam tecnologias em que os conhecimentos e técnicas, relacionados com a produção, processamento e utilização de metais, constituem um componente dominante.” (ROSENTHAL apud IPECE, 2005)

A cadeia produtiva do Metal Mecânico no Ceará é bastante diversificada e heterogênea, tendo potencial de suprir as diferentes necessidades de mercado em várias áreas, como os setores automotivo, linha branca (eletrodomésticos), naval, entre outros.
 
A cadeia produtiva tem início na Siderurgia usando minério de ferro e sucata. Aços longos, planos e fios máquinas são utilizados como matéria prima no nível seguinte em diversos processos ilustrados na cadeia. Estes são transformados em produtos e componentes para a produção de automóveis, eletro-doméstico, eletrônicos, entre outros. E há cadeia auxiliar que dá suporte às atividades desenvolvidas na cadeia principal. O desenho a seguir ilustra a cadeia metal mecânico:

DESENHO DA CADEIA PRODUTIVA METAL-MECÂNICA 1

DESENHO DA CADEIA PRODUTIVA METAL-MECÂNICA 2