Simulação

Simulação pode ser definida como uma metodologia que estuda os comportamentos e as reações de determinados sistemas através de modelos que permitem imitar o funcionamento de praticamente qualquer tipo de operação ou processo do mundo real.

Para Pedgen (1990): “a simulação é um processo de projetar um modelo computacional de um sistema real e conduzir experimentos com este modelo com o propósito de entender seu comportamento e/ou avaliar estratégias para sua operação”. Desse modo, pode-se afirmar que essa ferramenta tem o intuito de desenvolver métodos experimentais que buscam descrever o comportamento de sistemas, elaborar teorias e hipóteses de acordo com as observações analisadas e tentar prever o comportamento das operações.

Além de ser uma metodologia de estudo de fatos para a tomada de decisão, a simulação pode, também, ter um objetivo funcional, atuando como uma ferramenta de treinamento ou um mecanismo de controle, assim, proporcionando a compreensão e a análise de problemas a partir da determinação de elementos críticos de um processo e da estimação de medidas de desempenho.

Artigo do Observatório Tecnológico desperta interesse de revista Chinesa

These are China-USA Business Review (ISSN 1537-1514) and Chinese Business Review (ISSN 1537-1506), the professional journals published across the United States by David Publishing Company, New York, NY, USA.

We have learnt your paper “Industrial Performance Assessment through the Application of a Benchmarking and Monitoring System” in 4th International Conference on Dynamics in Logistics , February 10 – 14,
2014, Bremen, Germany.

We are very interested in your research and also would like to publish your other unpublished papers in Journal of China-USA Business Review (ISSN 1537-1514) and Chinese Business Review (ISSN 1537-1506). If you have the idea of making our journal a vehicle for your research interests, please feel free to send electronic version of your papers or books to us through email attachment in MS word format.

 

 

 

Contemplação de Bolsa PIBIC

O aluno Lucas Damasceno recebe bolsa PIBIC/Funcap de pesquisa  para trabalhar no projeto Benchmarking Global para pequenas e médias empresas. Neste projeto busca-se a expansão do Sistema de Benchmarking e Monitoramento de Arranjos Produtivos e um alinhamento com o Centro de Benchmarking Europeu (IPK - Fraunhofer) através da definição de indicadores quantitativos de variáveis contínuas para: Produtividade, Inovação, Rentabilidade e Financeiro.
Ele permitirá o benchmarking com outros bancos de dados mundiais da Global Benchmaking Network (GBN). Como resultado espera-se aprimorar um instrumento de desenvolvimento regional em ambiente meso competitivo para apoiar ações de caráter colaborativo, cooperativo e endógeno. Espera-se ter um dos bancos de dados mais completos sobre desempenho de empresas no Brasil.
O aluno Yuri Braga da Rocha, voluntário no Observatório Tecnológico, irá assumir o lugar do Lucas no projeto de extensão, em andamento.

PROMINP

INÍCIO: 11/2006

STATUS: Execução

RESPONSÁVEL:

Professor Doutor Marcos Ronaldo Albertin

Especialista em certificação de sistemas de gestão integrados.

Especialista em estudos de cadeias produtivas.

Departamento de Engenharia Mecânica e de Produção.

Diretor Adjunto de Extensão do Centro de Tecnologia da UFC.

EQUIPE:

Dr. Marcos Ronaldo Albertin;

Cristiane Tabosa;

Natacha Gadelha Rocha;

Renato Aguiar.

OBJETIVO:

Este trabalho tem como objetivo principal identificar fornecedores regionais potenciais para aumentar o conteúdo de fornecimento local. Entre os objetivos específicos.

PROJETO TÉCNICO:

Prominp.

LISTA DE FORNECEDORES EM POTÊNCIAIS:

Prominp.