Quem somos

O Observatório Tecnológico (OT) foi criado por professores da Universidade Federal do Ceará (UFC) financiado pelo Conselho Nacional de Pesquisa (CNPq) e pelo Banco do Nordeste do Brasil (BNB), com o intuito de fazer estudos das cadeias produtivas existentes no estado do Ceará. Este estudo se iniciou com as cadeias do Petróleo e Gás (P&G) e Metalmecânica. O objetivo inicial foi realizar um levantamento das demandas e ofertas tecnológicas existentes em cada elo destas cadeias produtivas.

O OT está localizado no Campus do Pici da Universidade Federal do Ceará, no piso superior do Bloco 715. Ele está sob a supervisão do Professor Dr. Marcos Ronaldo Albertin e do Professor Dr. Heráclito Lopes Jaguaribe Pontes. Por ele, já passaram vários alunos bolsistas da Graduação e da Pós-Graduação.

Este laboratório foi criado no final do ano de 2006 e conta com uma infraestrutura sólida para o desenvolvimento de projetos de pesquisa voltados às cadeias produtivas do estado do Ceará. O OT conta com seis computadores completos, notebooks, equipamentos multimídia, impressora a laser, material de escritório, etc.

MISSÃO

• Mapeamento, Gestão e Monitoramento de Cadeias Produtivas;
  • Realizar Projetos Envolvendo Áreas da Engenharia de Produção com Uso da Simulação Computacional;
  • Realizar Projetos de Pesquisa, Extensão e Ensino.

VISÃO

• Torna-se um laboratório autossustentável com reconhecimento internacional.

OBJETIVOS

• Identificar oportunidades para articular ações e iniciativas de caráter cooperativo, colaborativo e endógeno.
  • Propor um sistema informatizado de monitoramento dos arranjos produtivos através da avaliação das empresas participantes dos elos das cadeias produtivas.
  • Realizar projetos e ações para o adensamento de arranjos produtivos.
  • Realizar projetos e ações utilizando simulação computacional.