PROPOSTAS DE AÇÕES HORIZONTAIS DE DINAMIZAÇÃO DA CADEIA DE BIODIESEL

INÍCIO: 01/02/2008 

FINALIZAÇÃO: 12/2010

STATUS: Finalizado

RESPONSÁVEL:

Professor Doutor Marcos Ronaldo Albertin

EQUIPE:

Expedito José de Sá Parente, Engenheiro Químico.

Roberto Luis Alexandrino Feitosa, Msc.

Antonio Eurico Belo Torres, Msc.

Marcos Ronaldo Albertin, Dr.

Jackson de Queiroz Malveira.

Cássia Maria Lie Ugaya, Dra

Lana Christiane de Albuquerque Mazzone, Engenheira Química

Breno Barros Telles do Carmo, Engenheiro de Produção

Estelio Menezes Rola Junior, Químico Industrial.

Francisco Francielle Pinheiro dos Santos, Engenheiro Químico.

Dmontier Pinheiro Aragão Junior, Bacharel em Ciências da Computação.

Bruno, Engenheiro Civil.

José Tarcísio Costa Filho, Dr.

prof. Carioca

Ricardo de Albuquerque Mendes, Msc.

Expedito José de Sá Parente Júnior, Engenheiro Quimico.

Marcelo Vollpato Marques, Bacharel em Química.

Luiz Antonio Mazzini, Dr.

Carlos André Dias Bezerra, Dr.

Francisco Olimpio Moura Carneiro, Esp.

Fabiano André Narciso Fernandes, Dr. e Andrea Lopes de Oliveira Ferreira, Dra.

José Adolfo Almeida.

Tiago Barreto Rocha.

Fernando Pedro Dias.

Ana Paula Coelho Sampaio e Felipe Barreto.

Peter Müller-Beilschmidt.

DESCRIÇÃO DO PROJETO

A flexibilização do monopólio do petróleo no Brasil está desencadeando um ciclo de grandes investimentos na cadeia do petróleo e gás (P&G), colocando-a como uma das de maior oportunidade de negócios do país. O negócio P&G tem sido impulsionador de inúmeros setores que em torno dele giram (metal-mecânico, eletro-eletrônico, químico, tecnologia da informação, consultoria, pesquisa, serviços gerais, etc.), impactando o desenvolvimento de municípios e estados brasileiros. 

A diversificada gama de bens e serviços que são ou podem vir a ser fornecidos por empresas regionais sinalizam a possibilidade de ampliação das oportunidades para os negócios. Isso significa que o P&G tem alto potencial de contribuir para o grande desafio do Brasil: promover o crescimento econômico com redução das desigualdades.
Neste contexto destaca-se a cadeia produtiva do biodiesel no Estado do Ceará. O desenvolvimento sustentável desta cadeia poderá contribuir para amenizar os problemas ambientais e sócio-econômicos do Estado e promover a inclusão econômica de milhares de famílias no semi-árido nordestino. A viabilidade técnica e econômica dependerá principalmente de esforços locais para a superação de problemas técnicos e econômicos. 
Este trabalho investigativo de demandas e ofertas tecnológicas se constituiu no ponto de partida para o estabelecimento de estratégias e projetos relacionados ao biodiesel. Ele identifica as principais demandas e ofertas tecnológicas necessárias para garantir o desenvolvimento deste segmento industrial no Estado do Ceará e propõe, prioritariamente, projetos e ações de desenvolvimento regional. Consideram-se os processos de pesquisa, certificação, controle de qualidade, cultivo, armazenamento, transporte, moagem, refino, distribuição e fabricação de equipamentos industriais.

O projeto será realizado em um espaço denominado “Observatório Tecnológico” com profissionais dedicados a pesquisa. A amostra a ser pesquisada incluiu empresas que são relevantes à economia do Estado no setor biodiesel, empresas fornecedoras potenciais e empresas reconhecidas pelo seu dinamismo e competitividade, detentoras de uma posição de liderança na cadeia produtiva do biodiesel.

Finalmente, esta pesquisa objetiva a compreensão da visão estratégica das empresas do CE em relação às necessidades tecnológicas percebidas como vitais para o seu crescimento futuro. Além disso, o estudo identificará e definirá as principais competências que a indústria deve desenvolver para atingir seus objetivos competitivos.

RELATÓRIOS

Relatório do projeto.