PROPOSTAS DE AÇÕES HORIZONTAIS DE DINAMIZAÇÃO DA CADEIA DE PETRÓLEO E GÁS

INÍCIO: 01/10/2006 

FINALIZAÇÃO: 12/2009

STATUS: Finalizado

RESPONSÁVEL:

Prof. Albertin e Prof. Nadja Gleuca

DESCRIÇÃO DO PROJETO:

A recente flexibilização do monopólio do petróleo no Brasil está desencadeando um ciclo de grandes investimentos na cadeia do petróleo e gás (P&G), colocando-a como uma das de maior oportunidade de negócios do país. O negócio P&G tem sido impulsionador de inúmeros setores que em torno dele giram (metal-mecânico, eletro-eletrônico, químico, tecnologia da informação, consultoria, pesquisa, serviços gerais, etc.), impactando o desenvolvimento de municípios e estados brasileiros. 

A diversificada gama de bens e serviços que são ou podem vir a ser fornecidos por empresas regionais sinalizam a possibilidade de ampliação das oportunidades para os negócios. Isso significa que esta cadeia produtiva tem alto potencial de contribuir para o grande desafio do Brasil: promover o crescimento econômico com redução das desigualdades.
O Programa de Mobilização da Indústria Nacional do Petróleo (Prominp) tem por objetivo o fortalecimento da indústria nacional de bens e serviços e está centrado na área de P&G. As metas do programa, elaboradas em conjunto com as empresas do setor, levarão à maximização da participação da indústria nacional no fornecimento de bens e serviços, em bases competitivas e sustentáveis, atendendo demandas nacionais e internacionais. Busca-se agregar valor na cadeia produtiva local através do fortalecimento da indústria regional. 


Atualmente o conteúdo de fornecimento local no Ceará está entre 6 a 7 % e a média brasileira de 65%. Considerando os investimentos promissores deste setor produtivo para o período de 2006 à 2010 de US$ 66,2 bilhões, o Prominp-Ceará representa uma graportal02nde oportunidade para as empresas nacionais e do Estado (Redebrasil, 2006).
Este trabalho investigativo de demandas e ofertas tecnológicas se constituiu no ponto de partida para o estabelecimento da estratégias e projetos do Prominp-Ce. Este projeto identifica as principais demandas e ofertas tecnológicas necessárias para aumentar o conteúdo regional no Estado do Ceará e propõe, prioritariamente, projetos e ações de desenvolvimento regional. 
O projeto será realizado em um espaço denominado “Observatório Tecnológico” com profissionais dedicados a pesquisa. A amostra a ser pesquisada incluiu empresas que são relevantes à economia do Estado no setor P&G, as empresas fornecedoras potenciais e empresas reconhecidas pelo seu dinamismo e competitividade, detentoras de uma posição de liderança em suas respectivas cadeias produtivas.

Finalmente esta pesquisa objetiva a compreensão da visão estratégica das empresas do CE em relação às necessidades tecnológicas percebidas como vitais para o seu crescimento futuro. Além disso, o estudo identificará e definirá as principais competências que a indústria deve desenvolver para atingir seus objetivos competitivos.

RELATÓRIOS

Relatório SimapRelatório de atividades.